Para começar, vamos ver quem foi Rachel de Queiroz, nossa estrela.
Rachel de Queiroz nasceu no dia 17 de Setembro de 1910 em Fortaleza no Ceará. Foi uma jornalista, escritora, romancista, tradutora e importante dramaturga brasileira. Rachel era filha de Daniel de Queiroz Lima e Clotilde Franklin de Queiroz. No ano de 1917, após uma grande seca, ela muda-se com sua família para Rio de Janeiro e depois para Belém do Pará. Dois anos seguinte ela retorna para Fortaleza, onde em 1925, concluiu o curso normal no Colégio da Imaculada Conceição. Estreiou na imprensa do jornal O Ceará, escrevendo crônicas e poemas de caráter. No mesmo ano lançou em forma de folhetim o primeiro romance, História de um Nome.
Aos vinte anos, ficou nacionalmente conhecida ao publicar O Quinze , em 1930, romance que mostra a luta do povo nordestino contra a seca e a miséria. Demonstrando preocupações com questões sociais e hábil na análise psicológica de seus personagens.
Rachel começa a se interessar em política social ao ingressar no que restava do Bloco Operário Camponês de Fortaleza, formando o primeiro núcleo do partido comunista. Foi presa em 1937, acusada de ser comunista e exemplares de seus romances foram queimados.
Espero que vocês gostem e acompanhem o que vem por aí! Não esqueçam de comentar.
Um beijo!
Tá ficando muito bom o seu blog, Mari! ;D
ResponderExcluirParabéns! ^^
eu nao sabia tanto sobre a rachel só foi da uma lida em seu blog que ja fiquei craque sobre ela rsrsrs ;;... me ajudou muito eu ia fazer um trabalho sobre ela e nao sabia de nada :/
ResponderExcluirela nasceu em novembro
ResponderExcluirela nasceu em 17 de novembro de 1910
ResponderExcluire faleceu dia 4 de novembro de 2003